domingo, 19 de fevereiro de 2012

As experiências do homem perto da Morte


Falaremos aqui das experiências além do conhecido NDE- Near-death-Experiences, Experiencia à beira da Morte em português).Existem hoje  milhares de casos classificados  pela Association for Near Death Studies.Segundo estatísticas, de 40 a 50% das reanimações  apresentam a ocorrência de tais experiências à beira da morte. São estudos feitos em pessoas que estavam à beira da morte e voltaram à vida com histórias para contar do que viram nesse período de tempo, mesmo que seja de horas, não importa.
Basicamente são 5 estágios vividos nessa experiência.

1º Estágio 
Experiência de flutuar num corpo desconhecido  de 40 a 50% dos entrevistados

2º Estágio
Experiencia de estar fora do próprio corpo. 37% dos Entrevistados

3° Estágio 
Experiência de atravessar uma zona de escuridão (túnel) 2,3% dos entrevistados

4° Estágio
Experiência de uma luz forte,intensa e, apesar disso, agradável.

5° Estágio 
Experiência de penetrar nesta luz, sensação que equivale a experimentar o amor total. 10% dos entrevistados

Segundo Michael B. Sabom, ao analizar 61 casos de reanimação,há uma distribuição bem diferente das experiências vividas.

-sensação de Paz                                        100%
Sensação de separação do corpo                100%
Voltar ao corpo                                          100%
sensação de ser morto                                  92%
Sensação de passar para um outro mundo     54%
Percepção específicas nesta situação             53%
Encontoar outras pessoas                             48%
Percepção de Luz                                        28%
Percepção de região trevas                          23%
Recapitulação da vida já vivida                      3%

O que podemos afirmar é que esta vida continua dentro de certos pressupostos depois da morte clínica.

AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PERTO DA MORTE NÃO PODEMOS SER USADAS COMO PROVAS CIENTÍFICAS DE QUE ALI O HOMEM SE ENCONTROU COM DEUS. TAMPOUCO PODEM SER USADAS COMO PROVA DA MORTE ETERNA. O QUE ELAS PROVAM DE FATO, É QUE DEPOIS DA MORTE CLINICA , CERTO NUMERO DE PESSOAS , PELO PERÍODO DE ALGUNS MINUTOS NÃO "APAGAM" AINDA A SUA CONSCIÊNCIA.

O que nos interessa ,no entanto, não são experiências perto da morte clínica, mas  a questão sobre o que há depois daquele limite, durante a morte aparente de depois da morte real.  O que nos interessa saber é o que há além daquele limite onde a reanimação não é mais possível, e nunca será, mesmo com as técnicas mais sofisticadas.  O que há depois da verdadeira Morte? O que há depois do limite onde o ser humano não voltará mais a vida terrena?

Texto do livro de J. Blanck . a morte em questão.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A vida após a morte

Creio que nada tenha mexido mais com o pensamento humano do que a curiosidade em saber sobre nosso destino. Não num destino próximo, em vida. Mas um destino longe, infinito, imortal. Algo que cremos(cristãos) e também alguns sem religião, que poderá haver sim uma vida após a morte. Sempre que falamos sobre tal assunto, se esbarra na frase. Alguém voltou para dizer  como é? Com certeza que não. Não temos conhecimento nem fé que nos faça crer que alguém tenha morrido e voltado para contar . Acredito que isso não seja permitido por Deus. O que há depois da vida aqui, quem souber não poderá voltar  para contar a nós vivos. Mas segundo a ciência, muitas pessoas viveram o NDEnear death experience) .E será com base nisso que pretendo explorar neste Blog o que tem de verdade nisso segundo a ciência. Quando uma pessoa por exemplo "morre" de verdade por algumas horas e volta à vida contando histórias fabulosas. Na maioria das vezes lindas e curiosas, mas que sempre teem o mesmo teor. Em quase todos os casos, mesmo ocorrendo em lugares distintos e com pessoas diferentes, parece que a mensagem é sempre a mesma.
Esse é nosso intuito. Desenvolver esse assunto  com raciocínios lógicos cientificamente mas que sem dúvida alguma cabe a cada um aproveitar o conteúdo do assunto e digerir ou não. Não há intencão de ser o dono da verdade, até porque ninguém o é. Mas sim fazer com que o leitor possa raciocinar no seu íntimo e desenvolver sua própria opinião sobre o maior e mais curioso assunto comum a  quase todos seres humanos.
Mas porque será que tal assunto nos desperta tanta curiosidade. Porque será que em relação a esse assunto somos quase que incansados pesquisadores e interrogadores  de tantas dúvidas? A curiosidade faz parte a todo ser que desconheça determinado assunto. Mas dentro todos assuntos, creio que este tenha superado e muito as expectativas em matar tantas curiosidades.

Em breve , farei novas postagens dando assim início ao assunto que tanto nos interessa. Espero sinceramente que possa agradar a todos e que cada um consiga através de nosso conteúdo, se encontrar com relação a esse assunto e à sua fé que nos faz crer que  eramos, somos e seremos , verdadeiros filhos de Deus e para lá voltaremos um dia, que por sinal é muito breve.